Trocar o óleo é o serviço mais importante e básico na manutenção de um veículo; ele é responsável pela proteção contra o desgaste físico, o atrito entre as partes fixas e móveis do motor. Para isso, é necessário conhecimento técnico, pois o óleo é o principal responsável pela retirada do calor gerado nas câmaras de combustão ou explosão dos motores automotivos. Vale dizer que quanto mais rápido girar o motor (alta rotação) mais rápido o óleo terá que circular para resfriar o calor produzido, ai a importância de respeitar as especificações e recomendações dos fabricantes (montadoras) quanto ao óleo adequado para cada projeto de motor. Sendo grosso demais irá forçar a bomba de óleo, diminuindo a pressão e a vazão do óleo no sistema. Implicando na circulação mais lenta do óleo, expondo-o por períodos mais longos a altíssimas temperaturas, provocando a “OXIDAÇÃO TÉRMICA” ou espessamento do óleo, popularmente conhecido como “BORRA”.
Como resultado da formação da borra temos o entupimento dos canais de lubrificação, o que trará danos gravíssimos aos componentes móveis levando o motor a fundir prematuramente por deficiência de lubrificação. Mesmo utilizando o óleo correto, à medida que o motor trabalha, o óleo tem suas características originais modificadas.
A principal característica de um óleo lubrificante é a sua viscosidade, que sofre alteração principalmente pela contaminação por combustível que passa pelos anéis do pistão e se deposita no cárter, diluindo ou, no popular, “afinando” o óleo. Além disso, há outros resíduos como as partículas de metal resultante do contato entre as peças fixas e móveis que afetam no desempenho do lubrificante fazendo com que os fatores de proteção percam seu efeito, podendo comprometer o motor.
Troca do Fluido da Transmissão (Caixa de Câmbio manual)
Embora os lubrificantes utilizados nas transmissões são de vida longa (Long Life), Sua transmissão merecem o mesmo cuidado e atenção como outras partes do seu carro. Pequenas partículas de metal podem se soltar das engrenagens e se misturar com o fluido, podendo também tornar-se contaminado com água. Substituir regularmente o Fluido de Transmissão (ATF), segundo esquema recomendado pelo fabricante do veículo (em média as montadoras recomendam a troca a cada 80.000km ou após três anos de uso), ajuda a prolongar a vida útil da transmissão, previne a áspera mudança de marcha que ocasiona desgaste acelerado e até mesmo falha de transmissão. Ele não costuma baixar o nível, salvo se ocorrem vazamentos.
Troca do Fluido de Freio
O fluido de freio é um dos itens mais importantes do sistema de freios do veículo. Quando o pedal de freio é acionado, o fluído é comprimido e aciona as sapatas e pastilhas para uma perfeita execução da frenagem. Além dessa função, ele também funciona como lubrificante e previne a corrosão das peças de todo o sistema. Quando o fluido diminui, é preciso ver se há vazamento. Em caso negativo, isso é um sinal de que as pastilhas de freio estão gastas, puxando o líquido para compensar a diferença.